Não dá para ignorar que em se tratando dos anos 1950, a imagem de rebelde foi associada aos personagens de James Dean em “Juventude Transviada” ou ainda de Marlon Brando em “O Selvagem”. O blusão de couro, a camiseta e a calça jeans passavam a fazer parte do imaginário mundial como símbolos destacados da presença marcante da juventude como elemento ativo, integrado, sintonizado com a política, crítico dos sistemas econômicos, sequioso de uma independência e de um reconhecimento que ainda não possuía.
Os jovens dos anos 1990, por sua vez, incorporaram alguns elementos para demonstrar sua rebeldia e seus questionamentos. Aderiram a novas correntes musicais e propostas alternativas de vida, condizentes com suas realidades e problemas. Foi nessa época que se consolidaram o Rap, o Hip Hop e o conceito de “galeras”.
Elvis Presley, Legião Urbana, os carapintadas que ajudaram a derrubar Fernando Collor de Mello, Rita Lee e os Mutantes, o tropicalismo, a UNE dos anos 1960, os movimentos estudantis dessa mesma década, o advento da MTV, os hippies, o surgimento do movimento Punk e de seus derivativos, a voz rouca de Janis Joplin, Cazuza, a morte pelo consumo de drogas dos roqueiros que agitaram o cenário mundial a partir de Woodstock, o envolvimento de jovens na luta armada contra a ditadura militar, a alienação do fim da ditadura militar, o surgimento do terceiro setor e o envolvimento da juventude em movimentos pela preservação da natureza ou pela ética na política,...
Todos esses acontecimentos e personagens são parte integrante da história recente de nosso planeta, relacionados entre si pelo fato de representarem diferentes momentos, propostas, respostas e atitudes da juventude em relação ao mundo em que viviam. Contextualizados eles podem ser entendidos, vistos aleatoriamente, dificilmente seríamos capazes de compreender o que representavam, por que agiram da forma como hoje temos a possibilidade de estudar, que alternativas possuíam, de onde veio toda a sua rebeldia, que caminhos os jovens do século XXI tem pela frente...
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